>> Finanças

Itaú Unibanco anuncia pagamentos de cartão de débito pelo Google Pay

Novidade leva as facilidades de pagamento por aproximação para clientes sem cartão de crédito

Por: Redação, ⌚ 30/04/2019 às 16h23 - Atualizado em 30/04/2019 às 16h27

O Itaú Unibanco anunciou nesta sexta-feira (26/04) que os clientes que usam seus cartões de débito agora podem utilizar o Google Pay, plataforma de pagamento do Google, para fazer pagamentos por aproximação. Clientes de cartões de crédito Itaú, Credicard e Itaucard já podiam podem realizar pagamentos com Google Pay desde o início do ano.

 

A novidade traz para os clientes que possuem somente a função débito do banco uma nova maneira de fazer suas compras, que dispensa o uso de cartões físicos e adiciona segurança e praticidade ao dia a dia. Ao comprar em lojas físicas, basta aproximar o smartphone da máquina e aguardar o pedido de validação da identidade por meio de senha ou impressão digital. Ao finalizar a transação, a confirmação de pagamento aparecerá na tela.

 

Além do pagamento por aproximação, o serviço também permite o uso de cartões cadastrados para compras pela internet e dentro de aplicativos (em ambos os casos, apenas com crédito; o uso do cartão de débito para pagamentos on-line, no entanto, ainda não está disponível no Brasil).

 

O uso de cartões de débito para pagamentos por aproximação do Google Pay também está disponível para clientes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal (CEF).

 

O Google Pay está disponível para smartphones Android (a partir da versão Lollipop 5.0) que sejam equipados com a tecnologia NFC.

 

Como usar

 

É muito simples utilizar o Google Pay. Basta seguir o passo-a-passo para o cadastramento na plataforma e o desbloqueio do celular:

 

  1. Baixe e abra o aplicativo do Google Pay;
  2. Clique em “Pagamento” e, depois, em “Forma de pagamento”;
  3. Tire uma foto do cartão ou insira as informações manualmente;
  4. Siga as instruções para verificar a identidade;
  5. Por fim, o cliente deverá validar seu cartão no aplicativo, confirmando o desbloqueio do serviço com segurança.

>> Panorama