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Fintech reduz inadimplência de PMEs

Empresa financeira de recuperação de crédito online aciona clientes devedores e resgata valores de títulos mediante taxa de sucesso

Por: Redação, ⌚ 23/11/2018 às 15h50 - Atualizado em 23/11/2018 às 15h50

Quinze bilhões de reais é o total de créditos a que PMEs têm direito a receber, mas estão em atraso ou simplesmente inadimplentes, segundo levantamento do Sebrae. O número assusta e indica que os pequenos empresários arcam com o prejuízo. Recorrer a empresas de cobrança tradicionais pode não ser a melhor opção pois, muitas vezes, elas exigem uma carteira de títulos em atraso alta demais para o porte desses negócios. A fim de suprir essa demanda e facilitar a vida dos empreendedores, foi lançada a debitto, fintech de cobrança online.

 

“Recuperar créditos perdidos é a melhor fonte de recursos para PMEs, ainda mais considerando os custos de outras formas de financiamento”, diz Cristiano Del Moral, CEO da debitto. Ele e mais três sócios já atuam há 20 anos no setor com um call center de cobrança, e identificaram um nicho na necessidade de pequenos empresários por ferramentas mais simples e efetivas para criar a startup. Entre as principais vantagens que oferece está a flexibilidade na quantidade e valor de títulos que as empresas podem registrar para cobrança, já que mesmo os menores fazem grande diferença nas contas se não forem pagos.

 

Sobre a efetividade na recuperação das quantias, Del Moral ressalta que o tempo da dívida é essencial, mas que, em média, o empresário tem seu dinheiro de volta em 30% a 40% dos casos. “Quanto mais recente, maior a probabilidade de dar certo. Um cheque que voltou há dois anos tem mais chances que um de cinco anos”, explica. A startup fica com 20% dos valores que consegue recuperar.

 

O funcionamento é simples. O usuário realiza um cadastro próprio no site e, depois, insere as informações do título inadimplente – cheques, boletos, duplicatas, entre outros –, manualmente ou por upload de uma planilha. A partir desse ponto, a equipe da debitto define internamente uma estratégia de cobrança e inicia os contatos seguindo uma “régua de acionamento”, que passa por e-mail, SMS, WhatsApp e ligação, além de atualizar os dados de clientes que tenham mudado o endereço ou telefone.

 

“Faremos todo o esforço necessário para receber do devedor, ao contrário de outras soluções, que disponibilizam apenas uma plataforma e deixam todo o trabalho para o cliente”, declara o CEO. O software tem integração flexível a qualquer tipo de sistema, e o usuário monitora os resultados por um painel exclusivo.

 

A expectativa é atender ao menos 500 clientes e R$ 1 milhão em dívidas até o final de 2019 e implementar outras ferramentas de gestão, assim como oferecer consultoria sobre inadimplência. “Queremos estar cada vez mais próximos dos empreendedores e estimular seu crescimento”, declara Del Moral.

 

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