>> Finanças

Cetelem agiliza processos internos com API Management

Com grande parte de implementação feita em apenas uma semana, a tecnologia melhorou a integração de processos com parceiros do banco que pertence ao BNP Paribas

Por: Redação, ⌚ 02/08/2018 às 16h31 - Atualizado em 02/08/2018 às 16h31

A Cetelem, banco que atua no mercado de crédito ao consumidor e que pertence ao grupo BNP Paribas, inovou em sua estratégia de transformação digital ao utilizar o AMPLIFY API Management da Axway para agilizar os processos internos. A exigência por avanços tecnológicos e inovação de procedimentos foram o mote para que o banco implementasse a solução para facilitar e agilizar as conexões B2B com seus parceiros de negócios.

 

O AMPLIFY API Management foi escolhido para alavancar a experiência digital dos profissionais da Cetelem e garantir que as demandas fossem atendidas com mais rapidez, já que grande parte da implementação foi feita em menos de um mês. Desta forma, os serviços, tal como o de empréstimo consignado, produto distribuído no mercado através da integração com parceiros, que passou a contar com ferramentas mais ágeis e robustas, permitindo segurança e integridade.

 

De acordo com Danillo Branco, líder de Integração de APIs da Cetelem, o fator agilidade e qualidade dos serviços foram cruciais na decisão pelo produto, já que ele participou da implantação mesmo estando fora do Brasil.

 

“A solução nos atendeu de forma integral, pois não precisamos alterar nosso escopo e ainda utilizamos um produto pronto de segurança para tokens de APIs. Com isso, podemos conectar parceiros de negócio de forma ágil para começar a fazer negócios e obter lucros. Por termos feito esse processo inicial rapidamente, estamos três semanas adiantados do deadline do projeto e respondemos prontamente o time to market da nossa cadeia de valor”, diz.

 

Já Nuno Parente, CIO do banco, explica que o benefício da utilização de APIs não foi constatado apenas internamente, já que o banco está acelerando as demandas de negócio e permitindo que a Cetelem esteja um passo à frente da inovação.

 

“Queremos entregar um negócio em modelo self-service, em que enquanto nossas áreas comercias estão fechando uma parceria, os desenvolvedores já podem trabalhar em uma integração. Essa agilidade é fundamental para os desafios que hoje em dia qualquer negócio tem neste mundo mais digital”, completa o CIO.

 

>> Panorama