>> Finanças

Banco Semear gerencia riscos e reduz em 75% uso do papel

Instituição buscava uma ferramenta para gerenciamento de riscos e encontrou na solução da SoftExpert outros benefícios

Por: Redação, ⌚ 07/05/2020 às 13h31 - Atualizado em 07/05/2020 às 13h31

O Banco Semear potencializa a gestão de riscos e melhora a eficiência do gerenciamento de seus documentos com a SoftExpert. A instituição buscava uma ferramenta para gerenciamento de riscos e encontrou na solução da SoftExpert outros benefícios que trouxeram mais agilidade, segurança e economia para a instituição.

 

“Optamos pelo SoftExpert GRC – sistema para excelência na gestão da governança, riscos e conformidade – pois o software permite a integração das práticas de conformidade e gestão de riscos com a gestão de processos, facilitando a tomada de decisões. Não imaginávamos que a solução pudesse impactar tanto no dia a dia da organização. Com a automação dos processos no setor de contas a pagar, reduzimos o volume de impressão da empresa em 75%, comenta o gerente do escritório de processos do Banco Semear, Márcio Luiz Cabral Gonçalves

 

Gonçalves lembra como era o processo e comenta que iniciar a implementação pelo setor de contas a pagar foi fundamental, afinal é um serviço utilizado por todos na Companhia. “Tínhamos um formulário padrão e era necessário imprimir o documento, preencher, grampear com a nota, coletar assinatura e entregar no setor. Agora, com a automação do processo, ganhamos tempo, economia e segurança”, avalia.

 

De acordo com gerente, no processo da gestão de demandas do jurídico, por exemplo, houve uma redução de 60% no volume de e-mails e de 30% no tempo de atendimento. Outro diferencial, apontado pelo gerente, é a facilidade da solução. “A possibilidade de implantar processos sem a necessidade de codificação e dependência da área de tecnologia é fundamental para dar agilidade às atividades.

 

Todas as áreas da companhia são impactadas pela solução. Atuando de maneira integrada, as ferramentas padronizam tarefas e melhoram a gestão da organização, por meio dos componentes Analytics, Auditoria, Controle de Atividades, Desempenho, Documento, Formulário, Plano de ação, Problema, Processo, Projeto, Risco e Workflow.

 

O próximo desafio da companhia agora é integrar o SoftExpert Suite à plataforma de RPA – Robotic Process Automation – utilizada pelo banco.

 

>> Panorama