Edit Content

Menu

shutterstock_461541628_nopporn

Banco do Brasil amplia atendimento nas redes sociais

Banco do Brasil amplia atendimento nas redes sociais

Os 66 milhões de clientes da instituição já podem fazer transações financeiras pelo Messenger do Facebook; no Whatsapp, estão disponíveis inicialmente oito transações

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Os clientes do Banco do Brasil vão poder usar a praticidade do Whatsapp e do Twitter para realizar suas transações bancárias, sem precisar acessar o app para mobile ou o internet banking. Assim, o BB segue inovando em soluções de atendimento digital, uma vez que os 66 milhões de clientes já podem fazer transações financeiras pelo Messenger do Facebook, após teste de três meses com cerca de mil clientes. O piloto com o Messenger aponta resultados que indicam satisfação de 80% e acerto na resolução das demandas dos clientes em 77% dos casos.

 

A nova forma de atendimento alia as funcionalidades das redes sociais e da inteligência artificial, via chatbot, e as informações são criptografadas de ponta a ponta. Além das transações, os clientes poderão tirar dúvidas e também ter atendimento humano com especialistas do Banco, para tirar dúvidas negociais ou técnicas.

 

No Messenger do Facebook, é possível realizar as seguintes transações: consulta de extrato de conta corrente, checagem da fatura do cartão de crédito, rastreio de cartão, poupança, CDB, fundos de investimento. A previsão é que o cliente consiga, em breve, fazer simulações de investimentos atreladas ao questionário de perfil de investidor, abertura de Conta Fácil e demais transações úteis.

 

No Whatsapp, estão disponíveis inicialmente oito transações. Consultas a saldos e extratos de conta corrente e poupança, saldo de CDB, extrato de fundos de investimento, rastreio e fatura de cartão. Já pelo Twitter, é possível realizar consultas de saldo e extrato, além de tirar dúvidas. Há também atendimento humano, por meio do SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente. Em breve, o Banco do Brasil vai ampliar o acesso para todos os clientes bem como vai aumentar as transações disponíveis tanto para o Whatsapp quanto para o Twitter.

 

O diretor de Negócios Digitais do BB, Marco Mastroeni, reforça que “A estratégia digital do banco para o futuro prevê o aprimoramento cada vez maior das respostas via inteligência artificial e a integração com os sistemas de informação BB. A ideia é prestar um atendimento completo, personalizado e que antecipe as necessidades dos clientes garantindo a melhor experiência para o Cliente”.

 

Uso da inteligência artificial no BB

De acordo com o diretor de tecnologia do BB, Gustavo Fosse, que ressalta a conveniência da inteligência artificial (IA) “Aprimorar cada vez mais os nossos serviços com o uso da IA nas interfaces de preferência do cliente faz parte da estratégia de levar novas tecnologias aos clientes, como o objetivo de garantir a agilidade no atendimento, baseado na inovação, tecnologia e na facilidade de acesso aos serviços bancários, de forma ágil e segura.”

 

Há pouco mais de um ano, o BB adotou Watson para auxiliar os funcionários a agilizar o atendimento e responder a dúvidas e solicitações dos clientes. Em agosto do ano passado, a instituição ampliou o uso da inteligência artificial para seu novo canal de atendimento pelo Messenger do Facebook para tirar as principais dúvidas dos clientes sobre sua conta ou serviços oferecidos pelo banco. O assistente cognitivo responde em linguagem natural e aprende continuamente de acordo com as interações e dúvidas dos usuários.

De lá pra cá, foram mais de 500 mil Interações e cerca de 60 mil clientes respondidos com informações sobre os mais diversos temas, como: atendimento, cartão, conta corrente, investimentos, linhas de crédito, solução de dividas, programa de relacionamento e câmbio.

A interação pelo chatbot representa 70% dos atendimentos feitos pelo BB na rede social. Quando é necessário algum tipo de interação humana, o atendimento é encaminhado para funcionários do banco.