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Banco BS2 aposta em hiperconvergência para expandir negócios

Banco BS2 aposta em hiperconvergência para expandir negócios

Instituição investiu em soluções Nutanix e obteve ganho de 80% em produtividade em relação ao ambiente tradicional de infraestrutura

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O Banco BS2 S.A., antigo Banco Bonsucesso S.A., adotou a Enterprise Cloud Nutanix como solução de hiperconvergência e conectividade para a nova operação de meios de pagamentos da instituição financeira de Minas Gerais. Os principais benefícios do projeto foram ganhos de produtividade em relação ao ambiente tradicional de infraestrutura de 80% e redução – também de 80% – no espaço no datacenter.

 

Criado em 1992, o BS2 S.A., antigo Banco Bonsucesso S.A., foi um dos pioneiros na modalidade de crédito consignado e agora, quase 20 anos depois, diversificou suas operações e criou uma empresa de meios de pagamentos, também conhecida como adquirência, a ADIQ e precisava estruturar sua operação para suportar os novos negócios. A área de tecnologia, atendida por um braço do grupo – a BS2 Tech, que conta com 150 funcionários distribuídos por três células – infraestrutura, projetos e sistemas – foi a responsável pelo projeto.

 

De acordo com Rudy Cordeiro, Diretor TI, Carlos Henrique dos Santos, Gerente de Infraestrutura, e Rafael René Giannetti, Coordenador de Infraestrutura do Banco, a ação começou em dezembro de 2016 e o principal objetivo era encontrar uma solução que aliasse alta disponibilidade, desempenho e escalabilidade a um custo atraente. “Não queríamos investir em uma plataforma que operasse como um elefante branco, mas sim na possibilidade de crescer de forma granular, passo a passo. Nosso grande desafio era escolher uma tecnologia que complementasse a infraestrutura do Banco, solucionando os gargalos já detectados”, detalha Cordeiro.

 

Dando sequência à estratégia, em janeiro deste ano, o Banco fez um estudo de hiperconvergência, em conjunto com sua parceira local de serviços de TI, a Relacional TI. Com base na análise dos quadrantes mágicos do Gartner, o Banco BS2 escolheu duas empresas finalistas para as Provas de Conceito (POC). E a selecionada foi a Nutanix.

 

“Além da ótima experiência e do desempenho altamente produtivo, o custo das soluções da Nutanix também foi bastante atraente”, relembra Giannetti. Assim, o Banco adquiriu um sistema Nutanix para seu datacenter principal e nós adicionais para o datacenter secundário, responsável por toda operação de disaster recovery da instituição. A estrutura foi completada por uma solução para replicação síncrona, em uma rede de 10Gbps de fibra apagada, que hoje é a maior de Belo Horizonte (MG).

 

A infraestrutura do Banco BS2 conta com uma rede de clusters distribuídos em dois datacenters em collocation na Grande Belo Horizonte – um para operação e outro para disaster recovery. Com matriz em Belo Horizonte e uma filial em São Paulo, o Banco possui dois links redundantes de 100Mbps e dois links de 100MB de internet para conectar as duas unidades. Da matriz ao datacenter de operação, conta com um anel e dois links dedicados de 1Gbps e da matriz para a contingência, dois links de operadoras.

 

Os primeiros resultados e testes já mostraram as vantagens da solução Nutanix. “Podemos falar sobre a densidade da nova estrutura, que apresenta até 80% de redução de espaço no datacenter – em comparação a uma estrutura convencional, enquanto aumenta o ganho de produtividade em até 80%”, conta o executivo. Um exemplo desse ganho, foi a execução do Plano de Contingência de Negócio (PCN) semestral, obrigação exigida pelo Banco Central para todas as instituições financeiras do país. “Nesse teste, precisamos desligar o site do Banco em nosso datacenter principal e recomeçar toda a operação no ambiente de contingência. Esta operação leva hoje na estrutura do Banco por volta de 1 hora. Esta execução no ambiente da ADIQ, com a Nutanix, leva 15 minutos, sem nenhuma intervenção ou queda do sistema”, celebra Giannetti.

 

A facilidade dos upgrades também foi outra vantagem encontrada na solução da Nutanix. “É uma operação que precisa ser feita periodicamente e antes, fazíamos aos finais de semana para não atrapalhar o funcionamento das operações. Com a Nutanix, conseguimos atualizar tudo em horário comercial, sem parar o Banco, sem gerar hora extra e sem sobrecarregar minha equipe”, revela o executivo.

 

As soluções da Nutanix ajudarão a instituição em seus projetos de expansão assim que a ADIQ começar a operar. “Crescer em grande escala é muito fácil. Mas com a Nutanix, conseguimos fazer isso de forma escalonada e distribuída em todos os nós do cluster. Além disso, não preciso de um especialista para cada solução. Tenho um único profissional que faz todo o gerenciamento, com a facilidade de uma estrutura plug&play”, ele diz.

 

Dentre os planos de expansão da instituição nos próximos anos, também está prevista a adaptação e atualização da infraestrutura atual e todo o legado para suportar a operação de um Banco digital. “Estamos prontos para crescer de forma granular ou se for preciso, para expandirmos rapidamente de forma ágil”, antecipa dos Santos.