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API contribui para processo de digitalização dos bancos

API contribui para processo de digitalização dos bancos

Segundo Marcelo Ramos, da Axway, para se antecipar às demandas do novo consumidor, instituições financeiras têm à disposição essa tecnologia, que ajuda na gestão de sistemas e regulamentações

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As últimas décadas têm sido marcadas por constantes mudanças, partindo da Era da Informação para um mundo hiperconectado, rico em dados e guiado pela experiência vivida no universo digital. Uma das mudanças mais concretas neste contexto pode ser encontrada no mercado financeiro, especificamente na estrutura dos bancos.

 

A pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária de 2016 confirmou o quanto digital está o consumidor e apontou o Mobile Banking como o canal preferido dos clientes para as transações bancárias, seguida por Internet Banking e por canais tradicionais. Este comportamento, cada vez mais multicanal, tem exigido das instituições financeiras investimentos que garantam a mesma qualidade de experiência em todas as plataformas.

 

Somado a este cenário, o advento das Fintechs trouxe um desafio de competitividade que impulsionou a inovação dos bancos. No Brasil, algumas instituições já estabeleceram estruturas favoráveis à inovação constante, como ambientes de ideação e criação de incubadoras internas, e têm avançado na oferta de novos serviços e interfaces de atendimento que atendam o novo perfil de usuário.

 

Visando garantir vantagem competitiva no contexto de contínua transformação, os bancos buscam caminhos para se antecipar às demandas dos clientes e desenvolver soluções que enriqueçam a experiência dos usuários.  Para tanto, além do investimento em ambientes de inovação é imprescindível que as instituições financeiras passem a integrar as estruturas tradicionais com as novas plataformas digitais para garantir a funcionalidade e a visibilidade dos sistemas.

 

Para alcançar este padrão, os bancos podem contar com a estrutura de APIs que, a partir da integração de sistemas independentes, proporciona a análise das informações geradas pelos diferentes canais, ampliando o escopo de inteligência operacional, fator essencial para antecipação de potenciais problemas e identificação de tendências para melhorar a experiência do cliente em todos os canais.

 

Para os bancos que buscam avançar na digitalização de suas operações e se antecipar às demandas do novo perfil de consumidor, as APIs são grande aliados, pois sistemas integrados de maneira eficiente trazem mais visibilidade aos processos e mais agilidade para a tomada de decisão, visto que a análise dos acontecimentos pode ser feita em tempo real, garantindo mais eficiência e redução de custos para os bancos.

 

Grandes instituições já estão reconhecendo esta necessidade. Uma pesquisa feita pela Axway em 2015 apontou que 88% dos bancos globais entrevistados afirmaram que APIs internas são essenciais para regulamentação e conformidade, gestão de sistemas de backoffice e para aproveitar a tendência big data.

 

Em tempos em que os bancos buscam cada vez mais digitalizar suas operações para manterem-se competitivos, percebemos que muitos ainda buscam pelo roteiro da melhor abordagem a ser seguida. O segredo para o sucesso nesse cenário é garantir, gerenciar e controlar todos os aspectos das interações que eles têm com os clientes e seu ecossistema de parceiros digitais. E tudo começa com uma estratégia ampla de gerenciamento de APIs.

 

* Marcelo Ramos é vice-presidente sênior e gerente geral da Axway para a América Latina