>> Destaque - Indústria

Votorantim Brasil é case global em cadeia de suprimentos

Conglomerado implementou SAP Ariba nas unidades brasileiras de Cimento, Metais, Alumínio e Energia, iniciativa que proporcionou uma profunda troca de experiências e segue como exemplo para demais unidades ao redor do planeta

Por: Léia Machado, ⌚ 07/03/2018 às 11h47 - Atualizado em 07/03/2018 às 16h57

Há um ano, a Votorantim Cimentos tomou a decisão de implementar uma nova solução tecnológica para trazer melhorias em toda cadeia de suprimentos. O projeto começou na unidade de cimentos e foi expandido para as outras empresas do conglomerado, o que inclui metais, alumínio e energia.

 

De acordo com Henrique Paes de Carvalho, gerente-geral de Suprimentos da Votorantim Cimentos, o projeto está apenas começando. Os primeiros passos incluem a implementação de dois módulos: o SAP Ariba Network, voltado para compras pontuais, e o SAP Ariba Sourcing, para compras mais estratégicas.

 

“Começamos essa jornada no Brasil e o projeto está dando tão certo que virou um case para outros países onde atuamos”, pontua o executivo e acrescenta que a implementação dos demais módulos em toda companhia deve ser finalizada em 2020.

 

Pilares de decisão

 

Três fatores foram decisivos para a Votorantim optar pela tecnologia da SAP Ariba: ter expertise em grandes conglomerados de empresas com envolvimento em diversas áreas de negócio; ter finalidade com o ERP SAP; e principalmente entender a complexidade da legislação tributária do Brasil.

 

Um dos grandes desafios do projeto foi convencer não só os diretores, mas também os fornecedores sobre o novo processo de compra. Carvalho explica que a ferramenta ainda precisa superar os desafios para ter uma interface amigável e quebrar barreiras de implementação. Pontos que a SAP vem trabalhando para marcar presença no mercado de supply chain.

 

“Nossa principal missão hoje é treinar as equipes para melhor entendimento da ferramenta a fim de disseminar conhecimento e tornar o processo mais simples. Os workshops que estamos promovendo em toda América Latina têm essa finalidade e acreditamos que nossa mensagem de entregar valor estratégico está chegando nas áreas de supply chain”, destaca Catalina Manrique, VP e General Manager SAP Ariba na América Latina.

 

“O sistema não é tão simples como emitir uma passagem, mas ele é intuitivo. Com um pouco de esforço e treinamento ele, de fato, entregar alto valor às cadeias de suprimento”, acrescenta Henrique Carvalho. Segundo ele, a parceria entre Votorantim e SAP Ariba tem proporcionado um grande aprendizado não só para ambas, mas para todo um ecossistema de empresas que necessitam transformar esses departamentos.

 

“Esse projeto não foi concebido pensando apenas nos dias de hoje, mas ele é muito promissor para o futuro. Isso porque a SAP é uma empresa que investe constantemente em inovação e está acompanhando as rápidas mudanças tecnológicas. Isso impacta todas as gerações, algo de extrema importância para nós”, completa o executivo.

 

* Léia Machado viajou para Las Vegas a convite da SAP Ariba

 

>> Destaques