>> Destaque - Mercado

TOTVS vive a própria jornada de transformação

Empresa investe R$ 280 milhões na nova sede, em São Paulo, e lança uma nova plataforma de inteligência artificial, Carol, que promete integração ao portfólio de ERP, Bema e fluig, além de aplicações para auxiliar na tomada de decisão

Por: Léia Machado, ⌚ 13/06/2017 às 17h06 - Atualizado em 13/06/2017 às 17h11

A decisão das pessoas de se conectarem e compartilharem informação foi o que, de fato, viabilizou a transformação digital nas empresas, juntamente com a própria evolução da internet, da mobilidade e das novas tecnologias. E esse movimento foi o que impulsionou a TOTVS a se transformar também, jornada que começou em 2015 e hoje, 13, foi marcada com a inauguração da nova sede da companhia, em São Paulo.

 

“Estamos vivendo nossa jornada da transformação digital, pois esse processo não é só nosso, mas também dos nossos 30 mil clientes, que um dia foram usuários de sistemas e hoje são gestores de conhecimento”, aponta o CEO da TOTVS, Laércio Cosentino, durante apresentação da nova sede da empresa em São Paulo para jornalistas.

 

CEO da TOTVS, Laércio Cosentino (foto: divulgação)

 

Segundo ele, a jornada da transformação digital da TOTVS está baseada em três pilares estratégicos: cultura e ambiente, em que o colaborador está no centro da inovação; processo e atendimento, com recursos de agilidade e simplicidade; além de oferta e portfólio, com inovação em todo desenvolvimento de soluções.

 

E essa evolução da empresa vem sendo experimentada por toda equipe há quase três anos, em que a empresa mudou seu modelo de negócio de licenças para subscrição em nuvem. Na visão de Cosentino, a evolução dos negócios de software mudou completamente a forma de consumir tecnologia, pois esses sistemas precisam ser abertos, integrados e especializados nas necessidades de cada vertical.

 

“É natural que durante essa mudança nossas receitas não cresçam tanto, estamos em um período de consolidação de portfólio devido ao processo de migração para a nuvem e também de integração de soluções das empresas adquiridas. Mas quando olhamos para o futuro, no término da nossa jornada estaremos com ótimos números de faturamento e essas expectativas nos indicam que estamos no caminho certo”, acrescenta o CEO.

 

Portfólio

 

E para se posicionar no mercado como uma empresa inovadora, capaz de ajudar as empresas a transformarem seus negócios, a TOTVS desenhou seu modelo de negócio baseado em plataformas de tecnologia. As soluções TOTVS ERP e RH com uma área de gestão empresarial; fluig entra no gerenciamento de processos e colaboração; a plataforma Bema, que foi adaptada com o know how da Bematech e integra software ao hardware com sensores que usam conceito de IoT; e a recém-lançada plataforma de machine learning e inteligência artificial, Carol.

 

“Passamos a ser uma empresa com ofertas de plataformas de tecnologia, focadas na gestão do conhecimento dos clientes e no caminho da inovação. Não acreditamos em soluções genéricas, mas nas verticalizadas que são capazes de resolver problemas e demandas de cada setor”, destaca Laércio Cosentino.

 

Já a plataforma de dados e inteligência de negócios Carol foi lançada hoje pela TOTVS. A tecnologia marca o início de uma nova era de inovação na empresa e irá aprimorar a propriedade dos dados nas organizações e ampliar a capacidade de análise e a velocidade de tomada de decisões diante de um volume crescente de informações. Além disso, atuará como uma assistente virtual, respondendo perguntas e oferecendo insights de negócios.

 

O principal objetivo é ajudar empresas de todos os segmentos e portes a alcançarem velocidade, precisão, confiabilidade e individualização nos seus negócios. O diferencial dessa tecnologia se comparada às de outros players de TI é que a Carol atua de forma verticalizada, com qualidade nos dados e informações que são de propriedade dos clientes, segundo informa o CEO.

 

“O ERP gera muito dado para ser analisado, por isso o fluig entra organizando os processos, a plataforma Bema integra sensores e dispositivos, enquanto a Carol entende tudo isso fazendo uma leitura inteligente dos dados e entregando informações valiosas para tomada de decisão”, acrescenta.

 

Por enquanto, a Carol – nome dado em homenagem à filha de Laercio Cosentino, Maria Carolina – está em processo de aprendizagem e 30 clientes TOTVS estão fazendo testes de uso. A ideia é que essa plataforma cresça exponencialmente nos próximos meses.

 

Nova sede

 

E por falar em crescimento, a TOTVS e algumas empresas parceiras investiram R$ 280 milhões na nova sede, em São Paulo. O prédio abriga 4 mil funcionários, conta com uma área de 62 mil metros quadrados de área construída, 5.300 metros de teto verde para redução da poluição e combate ao efeito de ilhas de calor das grandes cidades. Além de espaços de entretenimento, inovação, desenvolvimento de soluções e ilhas de trabalho colaborativo.

 

Nova sede conta com espaços abertos, mesas de trabalho colaborativas, salas de entretenimento, leitura e de piquenique, além de um tobogã de 5 metros

 

>> Destaques