>> Destaque - Finanças

Sicredi cria Datalake para suportar o core bancário de sua plataforma digital

Instituição financeira desenvolveu um Datalake para as operações do Woop, plataforma digital com a finalidade de entregar valor de forma ágil aos associados 100% na nuvem

Por: Paula Zaidan, ⌚ 24/05/2019 às 14h41 - Atualizado em 14/06/2019 às 13h50

 

As instituições financeiras passam por um momento de grande transformação. Por um lado, cumprir as regulamentações de proteção de dados e por outro a mobilidade puxa a transformação digital. Ambas as forças criam um cenário disruptivo em todo o setor. No palco a corrida para o Open Banking e a oferta de produtos e serviços digitais 100% na nuvem.

 

Com mais de 3,7 milhões de associados, o Sicredi é uma instituição financeira cooperativa e tem acompanhado os movimentos da transformação digital baseado nos desejos dos clientes. Diante desse propósito, o banco criou o Woop, que inclui a substituição progressiva dos sistemas que processam os produtos e serviços (core bancário) para uma plataforma em nuvem, a entrega de uma nova experiência aos associados e a construção de uma plataforma para a inovação.

 

Para tanto, o Sicredi desenvolveu um Datalake baseado na plataforma AWS com o apoio da Compasso, uma empresa UOL DIVEO, suportando diversas fontes de dados e o processamento das informações por meio do uso do cluster Elastic Map Reduce (EMR), fornecendo os data sets tratados para os insights e decisões estratégicas do negócio.

 

“A ideia foi suportar diversas fontes de dados, fornecendo os data sets tratados para os insights e decisões estratégicas do negócio”, explica Cleyton Ferreira, CTO do UOL DIVEO.

 

Durante o Smart Business Experience, promovido pela UOL DIVEO e AWS, em São Paulo, Ferreira acrescentou que um dos principais objetivos para o projeto foi avaliar que era preciso muito mais dados e a estratégia adotada foi baseado no conceito de Datalake – um único repositório dentro da empresa com o objetivo de permitir processos analíticos mais avançados e gerar insights mais relevantes para o negócio.

 

Assim, o Datalake foi construído para os processos analíticos em tempo real com recursos AWS escaláveis para suportar a cultura de dados do Sicredi, tema principal para a instituição financeira. Embora o Woop hoje só ofereça conta corrente digital, a ideia é que todo o core bancário esteja na nuvem.

 

Banco digital

 

Um dos diferenciais do Woop Sicredi é aliar inovação digital e cooperativismo, conectando pessoas e propósitos. O associado integra uma cooperativa de crédito do Sicredi, de acordo com a região onde mora, e pode participar – com direito a voto -, de assembleias nas quais acontecem as decisões estratégicas, e da distribuição dos resultados. Assim como os atuais associados do Sicredi, o usuário do Woop Sicredi tem, ao mesmo tempo, o papel de associado e de dono do negócio.

 

O usuário do Woop Sicredi (ou Wooper) poderá acessar informações sobre o desempenho da cooperativa em quesitos como poupança, crédito, número de associados, capital social e resultados estarão disponíveis online. No aplicativo, o Wooper também pode saber mais sobre os conceitos do cooperativismo de crédito, assim como da governança da cooperativa, acessando informações sobre como ela funciona, além de outras informações.

 

Inicialmente, no Woop Sicredi é possível associar-se e criar uma conta 100% digital, sem papel; ter acesso à conta corrente com pagamentos de contas de consumo e transferências; poupança; limites e créditos; cartão 100% digital; autenticação digital; programa de fidelidade e organizador financeiro. Baseado no desenvolvimento por meio de metodologia ágil, o Woop Sicredi vai gradualmente integrar novas funcionalidades. Para associar-se ao Woop Sicredi, assim como acontece na associação presencial às cooperativas que formam o Sicredi, é necessário integralizar um valor no capital social da cooperativa.

 

 

>> Destaques