>> Destaque - Mercado

SAP anuncia S/4 HANA em nuvem pública com foco em PMEs

Oferta chega inicialmente para atender verticais de Serviços Profissionais e Manufatura discreta; solução tende a reduzir custos de infraestrutura e terá atualizações trimestrais

Por: Alexandre Finelli, ⌚ 08/03/2018 às 11h27 - Atualizado em 08/03/2018 às 11h27

Liderada no País pela presidente Cristina Palmaka, a SAP anuncia o ERP S/4 em nuvem pública no formato Software as a Service (SaaS). Segundo a executiva, o principal motivo do lançamento é atingir cada vez mais o mercado de pequenas e médias empresas, além de subsidiárias de grandes companhias.

 

A solução chega inicialmente para atender duas verticais de negócios: serviços profissionais e manufatura discreta. No entanto, outras versões verticalizadas chegarão em breve atendendo a todo o mercado. A oferta tende reduzir custos em infraestrutura e manutenção, terá atualizações trimestrais e mais agilidade na implementação (cerca de 12 semanas). “A nuvem pública trará uma versão mais otimizada e menos customizada”, destaca Cristina.

 

Comemorando o crescimento de dois dígitos na oferta de serviços em cloud nos últimos dois anos, Cristina afirma que a SAP é a única companhia a oferecer um mix de soluções para clientes, seja na nuvem pública, privada ou on premisse. “Geralmente fala-se de nuvem no composto, mas na verdade são várias soluções que compõem esse arcabouço”, frisa Cristina.

 

Entre as principais necessidades de mercado, Jaime Muller, COO da companhia no País, afirma que as empresas têm desafios em comum, como a busca por mais inovação, simplificação, padronização e praticidade. “Por conta disso, a oferta já conta com templates disponíveis, processos imediatos, é de fácil adoção, além da redução de custos”, destaca.

 

Muller vislumbra um grande potencial do modelo em nuvem pública em subsidiárias de grandes empresas. “Elas não precisam da mesma infraestrutura que a matriz”, explica. Segundo o executivo, uma matriz que use o ERP S/4 Hana on premisse pode se conectar naturalmente com a solução disponibilizada na nuvem.

 

Vale ressaltar que a solução pode ser acessada de qualquer device, conta com processos de negócios inteligentes, utiliza tecnologias avançadas do SAP Leonardo e tem capacidade de assumir novas especialidades. A cobrança do novo formato será em real e pode ser adquirida via parceiro ou diretamente com a SAP.

 

>> Destaques