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O digital que transforma na prática: como fazer?

Joaquim Garcia, CIO da Drogaria Onofre, está entre os confirmados do Congresso TI & Varejo e compartilhará as iniciativas da rede que está reinventado o negócio do Varejo

Por: Alexandre Finelli, ⌚ 14/08/2018 às 18h20 - Atualizado em 14/08/2018 às 18h20

A busca pela melhor experiência de compra dos consumidores nos mais diversos canais vem sendo o motor da inovação já há algum tempo. O Varejo, pela proximidade com o consumidor, é quem traz as melhores e mais visíveis dessas transformações. Para discutir essa mudança de comportamento e cenário, a 7ª edição do Congresso TI & Varejo será realizada no dia 04 de setembro, em São Paulo, reunindo as principais lideranças nacionais do setor. Entre os confirmados está Joaquim Garcia, CIO da Drogaria Onofre, pertencente à CVS Health, considerada a maior empresa de Saúde do mundo.

 

Segundo o executivo, a expectativa do consumidor atual está cada vez mais alta quanto a um atendimento personalizado e uma experiência de compra simples e integrada entre os diferentes canais de contato. “O diferencial é que acima de qualquer tecnologia ou inovação está a proposta de valor”, explica Garcia. Para isso, os investimentos feitos nas operações online da Onofre, neste ano, foram equivalentes a abertura de 50 lojas físicas.

 

Durante sua participação no Congresso TI & Varejo, Joaquim Garcia terá muitos exemplos para compartilhar sobre como esse atual momento vem sendo aplicado na prática. Neste mês de agosto, por exemplo, a rede lançará uma flagship, onde a proposta de valor por trás dos investimentos em recursos humanos e tecnologia é a valorização do tempo do cliente, melhorar sua experiência de compra e aumentar o engajamento nos canais diversos.

 

Garcia explica que para o Varejo se manter competitivo e inovador é preciso entregar inovação por meio de uma experiência que mistura automação e atendimento humanizado. “Enquanto as tecnologias trabalham, nós liberamos o valioso tempo da nossa equipe para investir no atendimento aos nossos clientes. Atendimento este que será customizado conforme seu momento de compra, seja mais ágil ou consultivo”.

 

Ainda neste mês, a rede finalizará a implantação de um Fullfillment Center para suportar as vendas da plataforma online (Televendas) e o novo e-commerce, lançado em março deste ano, que enfatiza a personalização e o Time do Market. Ou seja, segundo o executivo, os investimentos em melhorias para os clientes devem ser feitos independentes do momento econômico. “Tom Peters disse: ´é na crise que se cresce´ e nós compartilhamos desta afirmativa”.

 

Para que essas e outras iniciativas deem certo, Garcia acredita que a transformação começa com planejamento e um alinhamento conceitual na Diretoria, que em seguida deve ser comunicado e incorporado em todos os níveis da empresa, pois ela só acontece com a atitude de todos. “Deste modo, em 2017, através de workshops e com muito uso do design thinking, elaboramos nosso caminho para a transformação e o chamamos de O2 ou Onofre OneChannel”.

 

Esses e outros exemplos práticos serão compartilhados por Joaquim Garcia durante o Painel Transformação Digital: A Transformação que pensa, aplica e reinventa o negócio do Varejo, das 12h às 13h, durante o Congresso TI & Varejo, que acontecerá no dia 04 de setembro no Grand Mercure Hotel. As inscrições estão abertas e são gratuitas para os times de TI das empresas varejistas.

 

Para mais informações, acesse o site do Congresso TI & Varejo 2018 – 7ª Edição, clicando aqui!

 

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