>> Destaque - Varejo

GPA implementa Wi-Fi inteligente nas lojas Extra e Pão de Açúcar

Tecnologia roda 100% em cloud e tem como prioridade aprimorar processos internos e entregar melhores experiências de compra para os consumidores

Por: Léia Machado, ⌚ 12/04/2018 às 15h24 - Atualizado em 12/04/2018 às 15h24

O Grupo GPA, controlador das redes Extra e Pão de Açúcar, mantém suas estratégias de crescimento e inovação pautadas na transformação digital. A ideia é apostar na tecnologia não só para aprimorar processos internos, mas proporcionar diversas melhorias na experiência de compra dos clientes.

 

Um dos passos dessa jornada é a implementação de rede de Wi-Fi de 50 megas de velocidade e alta capacidade, iniciativa que possibilitou mais agilidade na troca de informações e gestão das 776 lojas Extra (Hiper, supermercados e Mini Extra) e Pão de Açúcar (supermercados e Minuto Pão de Açúcar) espalhadas pelo Brasil.

 

Implementada em 51 dias, a tecnologia 100% em cloud faz parte do portfólio de um importante parceiro tecnológico do GPA e permite agilidade em todo o processo, inclusive no GPR, sistema para Gestão de Processos e Rotina, presente nas lojas Extra e Pão de Açúcar. Além disso, a solução entrega redução de rupturas em gôndola e rapidez na troca de etiquetas de preço.

 

“Essa iniciativa é disruptiva para nosso negócio. Parece simples, mas quando pensamos em um sistema de Wi-Fi, englobamos no projeto recursos de aplicações, gestão e aumento do tráfego do nosso aplicativo dentro das lojas”, pontua André Papa, gerente de TI do Grupo GPA.

 

Segundo ele, o primeiro passo era ofertar acesso à internet e ao app para os consumidores. Mas o projeto ganhou peso e por trás da solução de Wi-Fi foi implementado segregação de rede em que a equipe de tecnologia do GPA configurou a rede para uso de acessos internos para gestão da loja e uso consumo do cliente durante o período de compras.

 

André Papa garante que esse processo é realizado de maneira segura, pois todos os recursos de segurança das informações estão embarcados na tecnologia. Na parte de proteção dos dados dos consumidores, o GPA segue as regras de privacidade de dados impostas pelo Marco Civil da Internet.

 

Produtividade e eficiência

 

Apostar na tecnologia de Wi-Fi é uma das frentes da varejista a fim de habilitar o negócio para a transformação digital. Os próprios serviços do aplicativo, as listas de compras, os caixas express e mecanismos de ofertas, por exemplo, fazem parte desse caminho de mudança.

 

Com essa iniciativa, a nova rede de conectividade também é uma facilitadora para que os participantes do programa de fidelidade do Extra e do Pão de Açúcar façam uso de todas as funcionalidades disponibilizadas nos aplicativos Clube Extra e Pão de Açúcar Mais.

 

“É um projeto com cobertura total em toda planta da loja, o que impactou na integração da nossa arquitetura existente. Superamos os desafios do processo e conseguimos implementar em um tempo recorde, com grande empenho da equipe”, acrescenta o gerente.

 

Ele conta que o sistema aumento a produtividade e eficiência em 70%, além de melhorar a experiência do consumidor em loja, pois foram reduzidas as divergências de preços. Isso possibilitou também melhor controle da dinâmica de preços e ofertas fechadas pelo departamento comercial em tempo real.

 

“Por meio de machine learning, entendemos o comportamento de nosso consumidor nas lojas quando ele se conecta em nossa rede Wi-Fi, permitindo criar futuramente dinâmicas de ofertas cada vez mais assertivas para cada um. Além disso, entendemos que o consumidor brasileiro está cada vez mais multicanal e utiliza todas as tecnologias ao seu alcance para obter o máximo de vantagem em suas compras”, conclui Papa.

 

>> Destaques