>> Finanças -

Mastercard lança pagamento por aproximação em transporte público de São Paulo

Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, projeto piloto implantará em aproximadamente 200 ônibus da capital paulista o pagamento da tarifa

Por: Redação, ⌚ 13/09/2019 às 16h30 - Atualizado em 13/09/2019 às 16h30

A Mastercard, empresas de bilhetagem, operadores de transporte e adquirentes, vai participar da estreia, em setembro, de um projeto piloto de pagamento por aproximação nos ônibus da cidade de São Paulo. As tarifas poderão ser pagas apenas aproximando do validador cartões de crédito, débito e pré-pago, smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento, democratizando a alternativa para os cidadãos da capital e até simplificando o trajeto para os mais de 2 milhões de turistas estrangeiros (de acordo com os números mais recentes do Global Destination Cities Index da Mastercard) que visitam a cidade, já que os cartões emitidos fora do País também serão aceitos.

 

Na primeira fase do projeto, a tecnologia será embarcada em aproximadamente 200 ônibus municipais que operam em 12 linhas da capital paulista, Além de disponibilizar novos métodos de pagamento com os cartões com a tecnologia de pagamento por aproximação, a tecnologia também vai permitir ao usuário utilizar carteiras digitais por meio de smartphones, pulseiras de pagamento e smartwatches habilitados com conectividade via NFC . Essa nova funcionalidade contribuirá para a modernização dos pagamentos no transporte público, oferecendo maior conveniência e flexibilidade para o usuário . Ao ampliar as opções de pagamento no transporte público, São Paulo entra em um ranking de cidades como Nova York, Londres, Sydney e mais recentemente Miami, que trabalham para facilitar a vida de moradores e turistas.

 

Projetos de sucesso no Brasil e no mundo

 

Mastercard iniciou a implantação dessa tecnologia no Brasil pela cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo, em 2017. Ao instalar a tecnologia em toda a frota de ônibus local, a cidade permitiu aos usuários pagarem a passagem com cartões e vestíveis, apenas encostando nos validadores. No Brasil, o sistema também foi implementado pela Mastercard nos trens do Rio de Janeiro.

>> Destaques